Skip to content

News

Aqui você fica informado sobre o nosso conteúdo.

O que saber sobre os bioativos emagrecedores

Trocamos uma ideia com nutricionistas para nos inteirar sobre essas substâncias

jannis brandt 8manzosdsgm unsplash
gq

Entre as diversas formas de emagrecimento que existem, temos o uso de bioativos. Substâncias naturais, eles podem, juntos a um lifestyle saudável, ser bons aliados também na melhora da nossa saúde de maneira geral. Mas, há atenções que devemos tomar com eles.


Primeiro, vamos entender o que são: “[Bioativos são] substâncias 100% naturais. São suplementos naturais concentrados, sem base em nenhum tipo de medicação”, diz o Dr. Douglas Tigre, responsável pela metabologia de jogadores de futebol como Thiago Silva e Dario Conca.


Também consultamos a nutricionista Dani Borges, que complementa: “Na dieta habitual do brasileiro esses compostos podem ser ingeridos no dia a dia, porém, em doses menos concentradas. Por isso, esses bioativos têm sido manipulados em concentrações mais altas para auxiliar no emagrecimento de maneira mais efetiva”.
Ok. Onde podemos encontrar essas substâncias. Os profissionais respondem: “Elas são extraídos de alimentos vegetais como a soja, cogumelos, berinjela, tomate, animais como crustáceos, caranguejo, lagosta, além dos peixes.”, diz Dani, que completa: “Os bioativos mais comuns são as cápsulas e em sua maioria manipuladas com uma dosagem mais alta. Já os mais saudáveis são os naturais retirados dos extratos de alimentos, como a quitosana, morosil, insta e a soja negra”.


Mas eles, de fato, têm um poder emagrecedor? “Quando associados a um protocolo alimentar bem equilibrado e uma rotina de atividade física regular, sim”, conta Douglas. “Não são fórmulas mágicas, mas podem potencializar o processo de emagrecimento se utilizados de maneira correta e com uma alimentação adequada”, completa.


Segundo o profissional, o composto auxilia no processo de desintoxicação corporal, eliminando toxinas e melhorando a retenção hídrica. Também ajuda no controle glicêmico nas refeições, retardam o esvaziamento gástrico promovendo maior saciedade, melhoram nos níveis de colesterol e triglicérides, além de otimizar a função cardiovascular.

Há também os bioativos sintéticos, e pode ter passado na sua cabeça a dúvida de qual é a diferença entre os naturais e os químicos, vendidos em cápsulas. Para Dani Borges, é nessa distinção que mora o perigo: “A diferença dos bioativos naturais para os emagrecedores sintéticos é justamente o efeito colateral”. A não ser que você tenha uma alergia a, digamos, caranguejo ou qualquer outro alimento base da extração do composto, bioativos naturais não inofensivos, diz a especialista.


Já os compostos químicos sintéticos, geralmente de efeito mais potente, carregam uma série de riscos: “[Eles podem] causar dependência, irritabilidade, depressão e até contribuir para um estágio de compulsão alimentar após o uso”, diz Borges. “Sendo assim, as substâncias bioativas emagrecedoras naturais como as citadas acima, são as mais interessantes e seguras de se utilizar juntamente a uma dieta balanceada e atividade física”, completa.

Fonte: https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2021/01/o-que-saber-sobre-os-bioativos-emagrecedores.html

Posts recentes: