Desafio propõe 31 dias longe do álcool para alertar sobre os males do consumo exagerado


Que tal passar um mês sem ingerir nenhuma bebida alcoólica? Essa é a proposta do movimento “Janeiro seco”, criado pela Ong Alcohol Change UK, do Reino Unido, cujo trabalho é conscientizar as pessoas sobre os malefícios do álcool. A ideia é passar os primeiros 31 dias no novo ano sem consumir álcool. Apesar de o mês já ter começado, ainda vale a pena iniciar o desafio a partir de hoje para conhecer os benefícios que essa pausa geram para o seu corpo.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, com participantes da campanha de 2018, mostrou que 70% deles disseram que estavam dormindo melhor, enquanto 67% se sentiam com mais energia ao longo do dia e 54% perceberam uma melhora na pele após passarem um mês sem beber.
Além disso, 88% deles relataram que a campanha gerou uma economia financeira, e 82% afirmaram estarem refletindo sobre o consumo de bebida alcoólica.
— Deixar de consumir álcool é benéfico em tudo. Melhoramos a questão bioquímica do corpo como um todo, porque o álcool provoca um aumento do trabalho hepático, e por causa disso não conseguimos ter um processo de desintoxicação efetivo — explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica e funcional.
O álcool impacta também no ganho de peso e na retenção líquida, provocando o incômodo inchaço. Isso porque as bebidas alcoólicas costumam ser calóricas, provocando um aumento de gordura no organismo.
Num período pandêmico como o que vivemos agora, deixar de consumir álcool por um mês pode ser um auxílio a mais para se proteger contra a Covid-19.
— O álcool diminui a concentração de bactérias benéficas da flora intestinal e aumenta a concentração das maléficas. Essa quantidade maior de bactérias ruins faz com que o sistema imunológico fique comprometido, mais suscetível a gripes, resfriados e infecções — explica a nutricionista Luiza Lara.
Convoque seus amigos
Quanto menor for a quantidade de bebida alcoólica que você ingerir, menos falta dela o seu corpo sentirá. Por isso, o desafio pode ser o pontapé inicial para reduzir de vez a ingestão de álcool. Para ajudar neste processo, as nutricionistas indicam a substituição do álcool por outras bebidas, como sucos naturais de limão, maracujá ou morango e chás sem adoçar e água com gás.
Outra dica é convidar amigos e parentes para também participarem do desafio, pois estar em um ambiente com álcool aumenta a vontade de beber.